O Grupo Dierbeger
Cuidados na cadeia de produção, rastreabilidade e qualidade
Quem faz parte
No início dos anos 30 João Dierberger Jr inicia o pioneiro cultivo de plantas aromáticas e extração de óleos essenciais no Brasil. Atualmente, em mais de 6.000 hectares de terras próprias, 15 variedades de matérias-primas naturais são cultivadas de forma sustentável em meio ao bioma regional preservado nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Paraguai oferecendo rastreabilidade e alta qualidade em seus produtos comercializados globalmente. Em 1999 obtém como primeira empresa em óleos essenciais o certificado orgânico IFOAM (International Federation Of Organic Agriculture Movements).
Objetivando agregar valor às matérias primas aromáticas após a extração do óleo essencial, criou-se a Citronat para fabricar cubinhos em salmoura e cristalizados atendendo a indústria de panificação.
Agrigel é a base agrícola do grupo que cultiva de forma sustentável 15 plantas aromáticas incluindo o cultivo e beneficiamento da noz de macadâmia em fazendas próprias nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Reunindo o total de 6000 hectares de terras cultivadas em meio de biomas nativos preservados. Em 1999 foi a pioneira em óleos essenciais a obter o certificado orgânico. O manejo agrícola é conduzido com respeito ao meio ambiente praticando rotação e consorciamento de culturas, e gestão de agrotóxicos dirigida aos requerimentos da indústria de aromas e fragrâncias.
A Dierberger Fragrances partiu da ideia de disponibilizar às empresas das áreas de perfumaria, beleza, higiene e limpeza do Brasil e América Latina produtos e serviços oferecidos focando em qualidade, rapidez e competitividade.
Em 2008 a divisão perfumaria foi desmembrada tornado-se uma empresa independente.
Os pilares fundamentais foram construídos sobre a experiência centenária do grupo Dierberger na cadeia de produção de óleos essenciais e químicos aromáticos, somados à uma visão de negócios moderna, na qual todo trabalho é orientado no sentido de olhar para cada cliente de forma única e especial. Consolidou-se assim como uma das principais empresas do setor.
Dentre vários fatores, certamente o potencial criativo é uma das principais razões para este crescimento. O pensamento permanentemente voltado para o aspecto olfativo que faz parte do DNA do grupo, disponibiliza aos nossos perfumistas óleos essenciais com padrões especiais e matérias primas aromáticas exclusivas que trazem personalidade e performance às composições, dentro do padrão exigido pelo mercado.
João Dierberger Junior introduziu a macadâmia no Brasil em meados dos anos 30 na estação experimental na fazenda citra. Hoje a produção advém de plantios próprios seguindo técnicas de manejo sustentável e rastreável. Em 2014, a Dierberger alimentos expande sua linha de produtos construindo uma unidade de processamento, em Barra Bonita, SP. Em 2020 lança o seu e-commerce voltado para consumidor final.
Em 1998 a empresa Dierberger Agrícola S.A. voltou o seu foco ao pioneiro negócio de mudas e propagação de plantas estabelecendo a Dierberger Plantas. Situada na fazenda Citra em Limeira, SP também possui pontos de vendas no mercado de flores Ceasa Campinas, SP e no novo mercado de flores Ceaflor localizado em Jaguariúna, SP. Atua somente no mercado brasileiro produzindo e comercializando mudas de plantas frutíferas, ornamentais, exóticas, especiarias e medicinais.